Estudo revela que 10% da população brasileira nunca foi à praia

Uma pesquisa divulgada dia 30 de junho em um evento paralelo da Conferência do Oceano da Organização das Nações Unidas (ONU), em Lisboa, revelou que cerca de 10% dos brasileiros nunca foram à praia.

Realizada pela Fundação Boticário em parceria com a Unesco e a Unifesp, contou com 2 mil entrevistas em todas as regiões do Brasil e avaliou o conhecimento dos brasileiros sobre outros ambientes costeiros e marinhos, além das praias.

Entre os que frequentam as praias, metade só as visita uma vez ao ano ou menos e 40% dos entrevistados disseram acreditar que suas ações diárias não têm nenhum impacto na conservação do oceano. Por outro lado, 80% afirmaram que conhecem recifes de corais, mas 75% nunca visitaram o ambiente. A falta de conhecimento e contato com o meio ambiente é considerada como uma barreira para a conservação.

Imagine ter como destino praias paradisíacas, com águas cristalinas, muito sol e paisagens de tirar o fôlego. Paraísos litorâneos com essas características estão listados na edição de 2022 do prêmio Travelers’ Choice, do Tripadvisor, divulgado no final de fevereiro (23/2).

Dentre os países do top 10, escolhido pelos viajantes, o Brasil é o único a ter mais de um destino escolhido com impressionantes três praias. Dentre os locais estão a Quarta Praia (4º lugar), em Morro de São Paulo, na Bahia; a Baía do Sancho (7º lugar), em Fernando de Noronha; e Baía dos Golfinhos (9º lugar), na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.

No topo do ranking está Grace Bay Beach nas ilhas Turks & Caicos. No entanto, o destino paradisíaco no Oceano Atlântico não é exatamente novo no melhor circuito de praia. Na premiação de 2021 do TripAdvisor, ficou em 4º lugar.

De acordo com o TripAdvisor, as seleções homenageiam os locais mais populares entre seus avaliadores. O prêmio Melhor dos Melhores da Travelers’ Choice foi baseado na qualidade e na quantidade de avaliações e nas avaliações dos viajantes do TripAdvisor sobre praias, reunidas entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2021.

Confira o ranking a seguir:

  1. Praia de Grace Bay: Grace Bay, Turks & Caicos
  2. Praia de Varadero: Varadero, Cuba
  3. Baía Turquesa: Exmouth, Austrália
  4. Quarta Praia: Morro de São Paulo, Brasil
  5. Eagle Beach: Palm – Eagle Beach, Aruba
  6. Praia Radhanagar: Ilha Havelock, Índia
  7. Baía do Sancho: Fernando de Noronha, Brasil
  8. Trunk Bay Beach: Parque Nacional das Ilhas Virgens, Ilhas Virgens Americanas
  9. Baía dos Golfinhos: Praia da Pipa, Brasil
  10. Spiaggia dei Conigli: Lampedusa, Itália

Fontes:
TV Cultura
Trip Advisor